27 de mai. de 2011

Documentário: Zeitgeist - Moving Forward

Esse é o terceiro dessa série de documentários a partir da qual surgiu o "Movimento Zeitgeist", o qual se propõe a mudança dos paradigmas da nossa linda e maravilhosa sociedade moderna de consumo, concentração, competição, lucro, desigualdade e degradação do meio ambiente.

Pois bem, sem querer tirar o mérito dos que estão engajados no movimento, mas não sei se esses documentários vão servir pra mudar muita coisa. O fato é que assisti os 3 e reprovei quase que completamente o primeiro pois ele perde muito tempo reclamando e falando coisas sem bons argumentos, é como ver um adolescente pseudo-comunista revoltado.

No tocante ao segundo, achei muito melhor. Zeitgeist Addendum é mais voltado para uma abordagem econômica do problema e apresenta alternativas para a superação dos falsos valores da nossa magnífica sociedade, tornando-se um documentário bem mais coerente.

Li uma vez em um livro a opinião do autor sobre essa coisa de conspiração que dizia algo mais ou menos assim:  não é que um grupo de pessoas senta a bunda na cadeira em uma sala com uma mesa gigante e resolve que uma guerra deve começar em prol do lucro com armas e petróleo, isso é viagem demais. Mas a verdade é que uma formiga conversa com outra para que o seu problema seja resolvido e essa outra conversa com outra, que conversa com outra e assim por diante, de forma que no final o resultado é tão conveniente para todo mundo que fica parecendo que foi tudo combinado desde o principio.

Então se você odeia Zeitgeist não venha com o blábláblá de que é coisa de quem acredita em teorias de conspiração... bom, na verdade é, pela quantidade de gente vidrada nisso que adora esses documentários.

Em fim, tudo que eu peço é um pouco de sensatez dos dois lados. Mas eu acredito que independentemente disso a humanidade segue evoluindo.


Esse é o trailer do mais novo:


O documentário completo:


7 comentários:

  1. realmente dar a alma pra esse tipo de documentário é uma coisa meio infantil mesmo, mas as adequações culturais feitas pela igreja descritas no 1º não podem ser desprezadas, dados e fatos podem ser manipulados e devem ser melhor pesquisados, mas é fato q os nossos sacerdotes''representantes do divino'' usaram a cultura pagã como base e as reformas se incumbiram de perpetuar por mais uns séculos as doutrinas do medo de ir pro inferno.até quando não sei.

    ResponderExcluir
  2. Hoje não vou falar nada , assistam o filme EQUILIBRIUM , fala tudo !

    ResponderExcluir
  3. Porque é uma farsa ? Quando levantar uma acusação, explique-se. é o minimo que se pode fazer "Vinny netto".

    Quanto ao conteudo dos documentarios, acompanho o movimento ja a alguns meses, e achei tudo muito bom (com exceção do primeiro). A abordagem economica e o modelo de sociedade proposto no final do documentario é fantastico.

    Mas o que realmente impressiona e que passa despercebido, é que o documentario tem uma mensagem MUITO importante:

    Existe vida fora do capitalismo liberal !

    Não que o sistema proposto pelo zeint seja o melhor. Mas algo me diz que o nosso sistema não tá bem das pernas a muito tempo.

    Então. o que sustenta essas pernas tortas do capitalismo ? Ou vamos esperar até que um evento externo destrua por vez esse sisteminha xulo em que vivemos ?

    Então voltando ao amigo vinny. Talvez sua critica seja um retrato da falta de produtividade mental.

    ResponderExcluir
  4. Prefiro acreditar que o primeiro documentário Zeitgeist seja um ensaio para os demais - Addendum e Moving Forward - porque o primeiro não me acrescentou nada de novo quando abordou a religião. Assim que mencionou religião, pensei: "Ai ai, lá vem mais um ataque apenas ao cristianismo". E olha que eu sou cristão e já assisti a uma série de filmes de apologia anticristã.
    Mas o Zeitgeist primeiro não foi de todo ruim, trouxe-me muitas coisas interessantes sobre a escravidão voluntária dos estadunidenses - interessante é os estadunidenses querendo se escravizar! - e da população mundial por tabela. Por essas e outras razões é que prefiro acreditar que o Zeitgeist primeiro seja um ensaio, uma prévia dos outros documentários.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Existem algumas verdades... Mas em suma???BULL SHIT... Explico pra qualquer um no PVT... pq por aqui tomarei pedrada!

    ResponderExcluir